Resumidamente falando, um sistema de energia fotovoltaica é constituído por módulos, inversores e estrutura de fixação. Esta última, tema deste post, é constituída por alumínio ou aço inox e é projetada conforme o tipo de telhado ou laje onde será colocada. 

Seu objetivo é proporcionar a união entre os módulos fotovoltaicos e o local de instalação, proporcionando mais segurança a todos. 

Desse modo, podemos afirmar que as estruturas de fixação também contribuem por uma maior durabilidade do sistema como um todo, cuja vida útil pode ultrapassar os 25 anos com 80% de sua potência original. 

Mas, a fim da estrutura ser usada corretamente, é preciso contar com o auxílio de integradores profissionais, responsáveis por idealizar o projeto de sua residência ou empresa antes de colocá-lo em prática. 

E se você é um integrador ou instalador, conte com a Ancavisi no fornecimento dos melhores kits de instalação, conforme o tipo de cada telhado ou cobertura. A seguir, conheça algumas dicas selecionadas por nós capazes de te ajudar a aperfeiçoar a montagem em cada um deles!

Montagem em telha cerâmica

Constituídas majoritariamente em barro, as telhas cerâmicas são as mais comuns em residências de todo o Brasil. Elas possuem kits de instalação voltados a 4, 8, 10, 12, 16 ou 20 módulos conforme cada necessidade. 

O modelo de kit à venda aqui na Ancavisi voltado a este tipo de telha, é o gancho, cujo método de instalação é dividido em três passos: 

  1. Os ganchos são fixados nos caibros do telhado, passando entre as telhas, 
  2. Posteriormente, um perfil é fixado nos ganchos, 
  3. Por fim, os módulos FV são fixados no perfil suporte do módulo auto atarraxante. 

Sua grande vantagem é não precisar furar as telhas durante a instalação. E no caso de quatro ou mais módulos serem instalados, são usados os kits junção U do perfil suporte.

Montagem em lajes

Quando a instalação dos módulos FV ocorre em lajes, a estrutura dos perfis possui formato triangular vertical. 

Na fixação dos módulos, o método mais comum hoje em dia é o de estrutura fixada ou parafusada na laje. 

Assim sendo, quando o sistema FV é projetado em um imóvel residencial ou comercial, é feita uma concretagem da espera do suporte de fixação junto da concretagem da laje. 

Montagem em telha de fibrocimento (madeira e ferro)

Nas telhas de fibrocimento, tanto as de madeira, quanto as de ferro, o modelo mais comum de estrutura de fixação é o com parafuso pioneiro. 

Além do mais, mantendo a estanqueidade, esse tipo de fixação pode ser usado tranquilamente em uma grande quantidade de modelos de telhas. 

Montagem em coberturas metálicas trapezoidais

Por fim, a montagem do sistema de energia solar fotovoltaica em telhas metálicas trapezoidais é feita pelo método de estrutura convencional.

No caso, são usadas as já conhecidas estruturas de ganchos e terminais fixados nos perfis. E no caso de quatro ou mais módulos, o kit junção U do perfil suporte do módulo é usado para conectá-los.

Seja qual for a estrutura, a Ancavisi oferece os melhores kits de montagem de energia fotovoltaica

Independentemente da estrutura de fixação usada conforme o tipo de cobertura (telhas, lajes, etc.), os melhores kits de instalação para um sistema de energia fotovoltaica estão aqui na Ancavisi

Aqui em nosso e-commerce, juntamente com os kits de instalação, temos geradores fotovoltaicos, inversores avulsos e demais acessórios usados na instalação em residências, empresas ou indústrias. 

Oferecemos excelente custo-benefício e entregamos os produtos em todo o Brasil, basta consultar se há ou não frete até sua região. Confira nossas condições e faça um excelente negócio!