É possível fazer o armazenamento de energia solar fotovoltaica? Essa é uma das dúvidas mais frequentes por parte de quem deseja adotar essa matriz energética sustentável em sua residência, indústria ou empresa.
Bem, assim como as demais fontes geradores de energia elétrica, é possível sim armazenar a fotovoltaica. Desse modo, fica mais fácil usar o excedente produzido durante o dia, quando o sol aparece, no período noturno ou em momentos nublados e chuvosos.
De acordo com a Resolução Normativa nº 482 da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) em 2012 houve uma regulamentação do sistema FV no Brasil e criou o sistema de compensação de energia elétrica.
Desse modo, a unidade consumidora que possui um gerador fotovoltaico conectado à rede da distribuidora pode usar sua própria produção durante o dia, sendo o excedente injetado na rede pública no caso dos sistemas on-grid.
E como a noite não há produção, o consumidor usa a energia enviada à rede durante o dia. A seguir, entenda mais sobre como funciona o armazenamento de energia fotovoltaica!
A importância de armazenar energia fotovoltaica
Em termos de sustentabilidade e econômicos, o armazenamento de geração solar distribuída é bem mais vantajosa se comparada aos tradicionais geradores à diesel.
Isso porque, pode haver uma aceleração no período de transição para uma matriz mais limpa, renovável e sustentável. Em outras palavras, quanto mais energia solar for armazenada, menos carvão e demais fontes poluidoras serão usadas no atendimento da demanda.
Além do mais, com armazenamento fotovoltaico, o consumo de energia elétrica tradicional durante a noite também irá diminuir, ocasionando uma redução no valor da fatura mensal de luz a ser paga pelo consumidor.
Como é feito o armazenamento?
Como sabemos, um sistema solar fotovoltaico é composto por módulos, inversores, controladores de cargas e baterias usadas no armazenamento.
Assim sendo, quando a luz solar é captada pelos módulos, estes irão transformá-la em energia elétrica a ser armazenada.
Com relação ao tipo de bateria usada nos sistemas FV, as mais usadas são as denominadas estacionárias e seladas. Esta última, inclusive, é uma derivação da primeira e pode ser transportada sem oferecer riscos.
Suas vantagens envolvem a função de sobrecarga de energia elétrica moderada por períodos longos, aumentando assim sua durabilidade no armazenamento.
Quantas baterias são necessárias?
Por fim, vamos falar sobre a quantidade ideal de baterias que você precisa ter para poder armazenar a energia fotovoltaica a fim de usá-la posteriormente.
Bem, o número de baterias ideal varia conforme a capacidade de cada modelo e a quantidade de carga de energia usada por cada consumidor.
Nos sistemas on-grid, por estarem ligados à corrente elétrica da concessionária, a bateria funciona mais como um no-break quando há queda de rede.
Conhecendo sobre o armazenamento de energia solar fotovoltaica, chegou o momento de aderir a essa matriz renovável
Se você tinha qualquer dúvida relacionada ao armazenamento de energia solar fotovoltaica para usar durante a noite ou em períodos nublados e chuvosos, esperamos ter esclarecido todas as perguntas com esse post.
Assim sendo, te convidamos a entrar em contato com a Ancavisi, uma integradora de sistema fotovoltaico na cidade de São Paulo e municípios vizinhos.
E se você é um instalador ou profissional do segmento, não deixe de conferir em nosso e-commerce as melhores opções de kits e acessórios de qualidade. Ligue já no número (11) 2539-2582 ou escreva no e-mail comercial@ancavisi.com. Teremos enorme satisfação em te atender!