Em termos de energia e sustentabilidade, os módulos fotovoltaicos cumprem muito bem seu papel, pois não geram nenhum impacto nocivo ao meio ambiente. 

Não à toa, a adesão dessa matriz energética cresce anualmente no Brasil e no mundo, impulsionada pelos custos cada vez mais acessíveis de instalação e manutenção. 

Além do mais, a energia fotovoltaica é considerada renovável pois sua origem vem do sol, um recurso inesgotável e que, mesmo em dias nublados, sempre está disponível. 

No post de hoje, falaremos um pouco mais sobre a importância das energias renováveis e como o Brasil tem se destacado cada vez mais no segmento fotovoltaico. Confira!

A importância das matrizes energéticas renováveis no mundo

A adoção de energias renováveis é uma tendência no mundo inteiro, pois seu papel é justamente não prejudicar o meio ambiente e afetar gerações futuras. Uma vez seus recursos (sol) serem disponibilizados gratuitamente, eles não se esgotam, podendo atender a população em larga escala com o passar dos anos. 

Como podemos perceber, a constante urbanização foi a responsável pela utilização de fontes não-renováveis e poluentes de energia em larga escala no planeta. Agora, o cenário possui tendência de se inverter com o uso de matrizes sustentáveis, proporcionando um futuro com segurança energética sem prejudicar a natureza. 

Assim, com o passar dos anos, conforme as energias renováveis vão sendo aderidas, é esperada uma redução nos índices de poluição e emissão de gases de efeito estufa na atmosfera. 

A energia fotovoltaica em termos econômicos

Juntamente com a geração de uma energia limpa, a sustentabilidade também estabelece uma importante relação entre questões ambientais, econômicas e sociais do nosso planeta.

Em termos econômicos, cabe lembrar, os módulos fotovoltaicos contribuem por ampliar o acesso de pessoas de baixa renda à energia elétrica, pois podem ser instalados em locais onde não há uma rede pública de distribuição (off-grid). 

Ainda, caso o sistema seja on-grid (conectado à rede), o excedente de energia produzida pelos módulos e não usada pelo consumidor é injetada na rede pública. Em troca, ela fornece créditos em kWh na fatura mensal de luz do consumidor, podendo diminuir seu custo em até 95%. 

Os incentivos brasileiros à geração de energia sustentável

Com relação ao Brasil, já se passaram nove anos desde que a Resolução Normativa nº 482/2012 foi regulamentada pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). Com ela, foi autorizado o uso de sistema de energia fotovoltaica conectado à rede elétrica, incentivando sua adesão em nosso país. 

Graças a essa RN, o que foi citado acima sobre a compensação em kWh na fatura mensal de luz pela distribuidora pública passou a ser possível. Em outras palavras, economicamente falando, ficou muito mais vantajoso fazer uso dessa matriz sustentável em residências, empresas, indústrias, etc. 

Inclusive, a compensação de créditos criada pela ANEEL seguiu algumas medidas internacionais presentes em países e continentes como Índia, Europa e Estados Unidos. 

A Ancavisi atrela energia e sustentabilidade atendendo integradores e instaladores do Brasil inteiro!

Como vimos, energia e sustentabilidade andam lado a lado quando o assunto é a adesão aos módulos fotovoltaicos. E, se você é um integrador ou instalador dessa matriz sustentável Brasil afora, percebeu que está no caminho certo, pois o número de pessoas interessadas por ela só tende a aumentar todos os anos. 

Ao mesmo tempo, é preciso atender plenamente às necessidades do seu cliente final oferecendo-lhe qualidade e custo-benefício. Por isso, a Ancavisi possui um e-commerce voltado a integradores e instaladores com equipamentos de instalação e montagem, geradores, inversores avulsos e ferramentas de trabalho. 

Consulte nossas condições acessando o site ou entrando em contato com a gente pelo telefone (11) 2539-2582 ou e-mail comercial@ancavisi.com. Entregamos a todo o Brasil e teremos enorme satisfação em te ter como cliente e parceiro.