O projeto de instalação de energia fotovoltaica é o primeiro passo para uma residência, comércio, empresa ou indústria aderir a essa matriz energética sustentável.
Definido pelo integrador, com base nas especificações de cada propriedade, seu objetivo é verificar qual o local de instalação mais adequado dos módulos FV.
Além disso, nele é mencionado quantos módulos serão necessários a fim de atender a demanda do imóvel, deixando-o o menos dependente possível da rede pública de distribuição.
A seguir, fique por dentro de algumas informações importantes sobre como é desenvolvido esse projeto. E se você for um instalador de sistema fotovoltaico, a Ancavisi pode ser a integradora capaz de trabalhar ao seu lado na cidade de São Paulo e municípios próximos. Confira!
O projeto irá proporcionar melhor direcionamento da demanda de cada consumidor
Calcular qual a demanda energética que o sistema fotovoltaico precisará suprir quando instalado é um dos itens principais a serem mencionados no projeto.
Isso porque, aqui em nosso e-commerce, existem kits geradores com microinversores ou inversor de String voltados a sistemas com 4, 8, 10, 12, 16 e 20 módulos com potências distintas.
No caso dos imóveis já construídos, para saber qual a potência total mais recomendada, é só calcular a média de consumo em kWh dos últimos 12 meses paga à concessionária pública. Já nas propriedades na planta, a dica é verificar qual será o tamanho total das instalações em metros quadrados.
É preciso atrelar a instalação dos módulos solares com a arquitetura do imóvel
Na maioria dos casos, os sistemas de energia FV são instalados em propriedades já prontas e, por isso, eles precisam ser integrados com a arquitetura do imóvel. Para isso, adaptações na estrutura do imóvel e na rede elétrica são necessárias algumas vezes.
Contudo, mesmo essas adaptações terem um custo, elas são muito vantajosas ao imóvel. Dentre os principais benefícios, podemos listar a diminuição de gastos com novas instalações e a manutenção de um equilíbrio estético da propriedade a longo prazo.
A importância das estruturas de fixação dos módulos
Fazendo um recorte sobre as estruturas de fixação dos módulos solares, estas devem ser robustas a fim de que tudo saia conforme o planejado. Inclusive, por ficarem expostas a céu aberto, precisam ser resistentes às mudanças climáticas de modo a suportarem os ventos, chuvas e demais intempéries naturais.
Dentre os cuidados a serem tomados ao montar a estruturação do sistema fotovoltaico, podemos citar:
- verificar qual o ângulo de inclinação certo para o sistema captar a luz do sol perfeitamente e gerar o máximo de energia possível;
- constatar se os módulos não irão entrar em atrito com as questões estéticas do imóvel, como mencionado no subtítulo acima,
- analisar se o material da estrutura é resistente à corrosão com o intuito de durar, ao menos, 25 anos juntamente com os módulos.
Verificar qual área irá receber os módulos e onde será instalado cada equipamento é primordial
Outro ponto fundamental a ser verificado ao definir onde os módulos serão posicionados é a inexistência de interferências. Até porque, sombras de prédios, árvores próximas ou outros empecilhos acabam prejudicando a geração de energia.
A Ancavisi desenvolve o melhor projeto de instalação de energia fotovoltaica
Ficando por dentro dessas dicas sobre como fazer o projeto de instalação de energia fotovoltaica e sua importância, chegou o momento de você, instalador, fechar uma parceria com a Ancavisi.
Hoje, atuamos como integradora em diversos municípios da Região Metropolitana de São Paulo, litoral paulista, Grande ABC e a capital. Efetuamos a homologação dos projetos juntos às distribuidoras e interface com geradores, comercializadores, órgãos reguladores e agentes financiadores.
Saiba mais sobre a gente acessando www.ancavisi.com.br ou entre em contato pelo e-mail comercial@ancavisi.com ou telefone (11) 2539-2582. A satisfação é toda nossa em te atender!