Com o auxílio de integradores e instaladores, a instalação de energia solar fotovoltaica em residências, empresas e comércios em geral é bem simples de acontecer. 

Até porque, somente profissionais da área podem executar plenamente o serviço, permitindo ao consumidor final desfrutar de todos os benefícios dessa matriz energética sustentável. 

Mas, antes da instalação, é preciso entender alguns dos fatores capazes de te auxiliar sobre qual a quantidade de módulos necessária para atender suas necessidades. Por isso, conte com o auxílio da Ancavisi e demais integradores que irão elaborar o projeto e encaminhá-lo à concessionária de sua região. 

Confira a seguir, o passo a passo de como é feita a instalação do sistema fotovoltaico e a importância de contar com especialistas no assunto ao fazer todas as etapas. 

1- A equipe de instalação faz a visita técnica na residência ou empresa

Antes de mais nada, a equipe de instalação irá fazer a visita técnica na residência ou empresa, a fim de conhecer melhor o imóvel onde será instalado o sistema fotovoltaico.

Desse modo, será possível verificar com precisão qual o melhor local para colocar os módulos, normalmente no telhado, e de quantos serão precisos no total. 

2- Encaminhar o projeto de instalação à concessionária

Desenvolvido o projeto básico, é preciso encaminhá-lo à concessionária de energia elétrica da cidade ou região onde a propriedade está situada. Como esse procedimento costuma ser um pouco burocrático, quanto antes ele for feito, melhor. 

3- O instalador vai colocar o painel no local mais apropriado

Como mencionado acima, existem diferentes lugares para instalar os módulos, sendo o principal deles o telhado do imóvel.

E a fim de obter o máximo de sucesso na instalação, é preciso fazer uso dos kits de montagem e geradores específicos. Por exemplo: aqui no e-commerce da Ancavisi existem kits voltados à telhas de fibrocimento (ferro e madeira), cerâmicas, metálicas trapezoidais e lajes

4- A instalação é homologada junto da concessionária

Por fim, o último passo é homologar a instalação junto à concessionária de energia. Nesse procedimento, ela irá fiscalizar o sistema de energia fotovoltaica instalado no imóvel a fim de verificar se tudo está em conformidade com as normas de segurança.

A importância deste procedimento se resume, basicamente, em constatar todas as funcionalidades do sistema, permitindo sua operação por, no mínimo, 25 anos após a instalação. 

Além do mais, com a homologação, ele será conectado à rede pública onde o excedente gerado pelo módulo e não usado pelo proprietário será injetado. A partir daí, créditos em kWh lhe são convertidos, proporcionando descontos na fatura mensal de luz.

Falando um pouco sobre como é solicitada a homologação, ela varia de acordo com a concessionária, mas, em linhas gerais, o seguinte passo a passo é seguido: 

  1. O projeto é protocolado na concessionária onde é verificado a possibilidade da instalação do sistema naquele local com as especificações do projeto. Se não for recusado por algum motivo técnico a instalação do sistema é realizada;
  2. É solicitado à concessionária a homologação do sistema onde informam data de realização da inspeção e testes do sistema,
  3. Aprovado, eles informam quando o sistema pode ser ligado em definitivo com a rede.

A Ancavisi faz a instalação de energia solar fotovoltaica em São Paulo e municípios próximos

Como pôde ser visto, a instalação de energia solar fotovoltaica é bem simples, mas precisa ser feita com uma equipe especializada no assunto. Por isso, conte com a Ancavisi para realizar esse procedimento na capital paulista, Região Metropolitana de São Paulo e Baixada Santista. 

Faça já um orçamento com a gente pelo e-mail comercial@ancavisi.com ou telefone (11) 2539-2582. Teremos enorme satisfação em levar até sua residência ou empresa o melhor em energia fotovoltaica!