Mesmo com a segunda onda da pandemia do Novo Coronavírus afetando diversos setores, o sistema solar fotovoltaico iniciou 2021 com o pé direito no Brasil. 

De acordo com dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), desde janeiro até meados de março deste ano, mais de 40 mil conexões fotovoltaicas foram feitas em nosso país. 

Tal dado, inclusive, reforça a tendência de crescimento na procura e interesse por essa matriz energética sustentável que, desde 2012 quando foi regulamentada, já atendeu a meio milhão de consumidores.

Portanto, se você é um integrador ou deseja seguir carreira na área de instalação de sistemas fotovoltaicos, pode se animar, pois a demanda no mercado cresce a cada dia. Confira a seguir, mais informações e dados estatísticos sobre esse tipo de energia!

Mesmo em tempos de pandemia, o sistema fotovoltaico permanece em alta entre os brasileiros

Como já mencionado, nestes tempos de pandemia, a procura por painéis fotovoltaicos cresceu muito no Brasil. Isso porque, com as bandeiras da fatura mensal de energia elétrica sendo reajustadas constantemente, procurar uma matriz energética alternativa tem sido sinônimo de economia e proteção. 

Em decorrência disso, milhares de postos de trabalhos foram criados no segmento, proporcionando um maior número de empregos aos instaladores e integradores. De acordo com a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), desde 2012 já foram criadas 140 mil vagas.

O mercado fotovoltaico brasileiro em 2020

Falando um pouco sobre 2020, mais de 86 mil trabalhadores foram empregados graças ao sistema solar fotovoltaico. Assim sendo, investir em uma carreira como integrador neste segmento, tem sido uma excelente oportunidade de fonte de renda, além de contribuir pelo desenvolvimento sustentável do Brasil. 

Para se ter ideia de como o sistema FV tem sido sinônimo de sucesso, nosso país fechou o ano passado com 4,4 GW de capacidade instalada em micros e mini projetos de energia solar. 

E se formos considerar a regulamentação da ANEEL de 2012, desde então, já foram investidos R$ 20 bilhões nessa matriz sustentável e, aproximadamente, 120 mil empregos. 

Previsões para o mercado ao longo deste ano

Já com relação a 2021, as previsões do mercado são ainda mais otimistas. Inclusive, de acordo com a ABSOLAR, é esperado que os atuais índices relatados acima sobre o número de empregos gerados possam até dobrar, proporcionando mais campo de trabalho aos integradores e profissionais do ramo. 

Conforme as expectativas, é esperada a abertura de 118 mil vagas de trabalho em energia solar distribuída. 

A Ancavisi possui os melhores equipamentos fotovoltaicos para integradores e instaladores

Se você é integrador ou deseja se especializar na área fazendo um curso de capacitação, tendo em vista a constante ascensão do mercado, não deixe de conferir o e-commerce da Ancavisi

Aqui, fornecemos kits geradores, de instalação e acessórios avulsos conforme sua demanda e os modelos de painéis fotovoltaicos a serem instalados em seus clientes. Além do mais, contamos com uma linha completa de acessórios e equipamentos avulsos, como inversores e ferramentas de conexão e desconexão. 

Trabalhamos com as melhores marcas do mercado, certificadas pelo INMETRO e demais agências certificadoras de qualidade nacional e internacional. 

Entre em contato com a gente ligando (11) 2539-2582 ou escrevendo-nos no e-mail comercial@ancavisi.com. Teremos enorme satisfação em te levar os melhores elementos fotovoltaicos, independentemente da região do Brasil onde você esteja.