A adesão ao sistema fotovoltaico cresce a cada ano no Brasil, graças ao aumento na oferta de incentivos e opções de financiamentos envolvendo sua instalação. Inclusive, nosso país se destaca cada vez mais no mundo e tem enorme potencial de gerar essa energia sustentável.

Para efeitos de comparação, em dezembro de 2020 o número de sistemas fotovoltaicos instalados no Brasil era de 344.608. Juntamente com as usinas solares, gerava-se mais de 7 GW de capacidade operacional. 

Comprovando a expectativa de crescimento do sistema FV, estima-se que essa capacidade triplique até 2030, chegando a 22 GW. A seguir, conheça mais informações sobre como o Brasil se destaca cada vez mais no mercado internacional nesse segmento!

O Brasil é um dos países com maior potencial de geração de energia fotovoltaica no mundo

Podendo ser instalados nos telhados das residências, usinas, estacionamentos e demais ambientes apropriados, os painéis solares são ímpares no quesito energia sustentável. E aqui no Brasil, além de proporcionarem economia na fatura mensal de luz dos consumidores,também é responsável pela geração de empregos. 

De acordo com o MME (Ministério de Minas e Energia), o fator de capacidade média do Brasil é de 18%, enquanto a média mundial é de 11,6%. Esse dado diz muito sobre a geração dessa energia no Brasil, pois representa o índice de produtividade das usinas fotovoltaicas. 

Falando um pouco sobre as regiões, o Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil possuem um enorme potencial, pois estão próximos da Linha do Equador. Caso não saiba, quanto mais perto dele um território estiver, maior a intensidade dos raios solares. 

Fontes de energia solar representam 1,7% do total gerado no país

Caminhando a passos lentos, considerando o dado acima de 7 GW, a fonte solar representa 1,7% do total de matriz energética brasileira. A princípio, este número pode parecer pouco, mas se formos analisar, já é maior em relação ao 1% proporcionado pela energia nuclear. 

E fazendo uma comparação entre a energia solar fotovoltaica e as demais matrizes energéticas, podemos concluir que ela é bem menos sazonal durante o ano. Afinal, por sermos cortados pela Linha do Equador, mesmo no inverno a incidência dos raios do sol são relativamente altos. 

Por sua vez, as hidrelétricas, maiores matrizes brasileiras, passam por períodos de estiagem e secas periodicamente. Prova disso são as crises energética e hídrica enfrentadas pelo país nos últimos anos e foi responsável por elevar o valor da fatura de luz gerada pelas distribuidoras. 

Sobre a eólica e a biomassa que também passam por períodos de sazonalidade com frequência entre uma safra e outra. Por fim, a nuclear mencionada no início deste tópico, além de ter baixa produtividade, gera altos índices de poluição, sendo rapidamente deixada de lado nos investimentos em nome da sustentabilidade.  

O sistema fotovoltaico é regulamentado no Brasil desde 2012

A difusão da energia fotovoltaica no Brasil se intensificou a partir de 2012 quando a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) regulamentou seu uso em residências, empresas, usinas e indústrias. Desde então, o segmento foi contemplado com investimentos e, em virtude disso, se tornou mais acessível. 

Somente em 2017, a capacidade de energia solar instalada em nosso país cresceu 300% em relação ao ano anterior, mesmo enfrentando o período de recessão econômica.  

Paralelo ao aumento da capacidade energética, de acordo com a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), 130 mil novos empregos foram gerados entre 2012 e 2019.

A Ancavisi é referência em sistema fotovoltaico em todo o Brasil!

Como podemos ver, o sistema fotovoltaico é uma tendência em todo o Brasil e, com a Ancavisi, você intregador ou instalador consegue atender perfeitamente todos os seus clientes em residências, indústrias e empresas no geral. 

Inclusive, se formos analisar, um sistema FV pode funcionar por mais de 25 anos mantendo até 80% de sua capacidade inicial, desde que as manutenções e substituições de peças sejam feitas quando houver necessidade. 

Assim sendo, não espere mais e entre em contato com a gente, será uma imensa satisfação em atendê-lo. Ligue no número (11) 2539-2582 ou escreva no e-mail comercial@ancavisi.com. Estamos te esperando!